Normas da ABNT Para Monografia

Veja como Utilizar as Normas da ABNT para Monografia

As Normas ABNT – modelos de monografias.

Na hora de elaborar um trabalho acadêmico, como uma monografia, muitos estudantes acham que o mais importante é focar no conteúdo, não estou dizendo que não é importante, mais para que um trabalho seja perfeito aos olhos de seus orientadores é preciso prestar atenção em outros aspectos.

E um dos aspectos que muitos deixam de lado, seja por falta de atenção ou até mesmo por acharem complicados são as Normas da ABNT para monografia.

A importância da utilização das normas da ABNT

As normas da ABNT são de extrema importância, pois elas facilitam muito o trabalho do pesquisador ou orientador na hora que ele (a) for realizar a leitura. Isso acontece porque sua Monografia ficará organizada e bem estruturada.

Imagina se cada um pudesse formatar seu trabalho da maneira que desejasse, com certeza viraria uma bagunça, por tanto não veja as normas ABNT como uma coisa ruim, pois não é!

Quando nos deparamos com um trabalho feito de acordo com as normas da ABNT isso faz com que sua monografia passe confiança e segurança, mostrando que quem a fez sabe o que esta fazendo, e que não esta de brincadeira.

Essas regras são utilizadas por todos os pesquisadores por muito tempo, fora do Brasil também existe a utilização das normas, só que no Brasil ela foi regulamenta pela a Associação Brasileira de Normas Técnicas uma entidade sem fins lucrativos.

Alguns Cuidados na Hora de Utilizar as Normas da ABNT em sua Monografia

Organizar um trabalho com as normas ABNT é relativamente fácil, só é preciso muito atenção para que fique de acordo com as regras da instituição que você estuda. Por exemplo, uma regra que é utilizada em uma instituição, pode não ser usada em outra, por tanto procure se informar sobre as exigências antes da utilização.

Mais se você quer aprender sobre as normas da ABNT é muito provável que já tenha percebido a importância que ela tem em sua Monografia, não é mesmo?

Como aqui meu trabalho é te ajudar da melhor forma possível, irei deixar logo abaixo algumas das principais normas da ABNT para se usar em sua Monografia.

Vamos ao que interessa

Hoje em dia não há ferramenta melhor para se configurar as normas da ABNT do que no WORD, poucos utilizam todo o potencial que o programa da Microsoft o Word tem. Quase ninguém sabe, mais o criador o Richard Brodie criou a ferramenta com o foco nos estudantes, ou seja, em ajudar e facilitar a produção de texto utilizando a ferramenta.

E através dela é possível fazer toda a formatação utilizando as normas da ABNT, separe um tempo para fazer esse trabalho, OK!

Ao configurar antes de iniciar sua monografia, você vai economizar muito tempo e com isso poderá pesquisar com mais tranqüilidade.

Para entender melhor como funciona, assista o vídeo logo abaixo e veja na prática:

Veja que não há segredos, basta saber as técnicas certas e saber exatamente o que será feito e tudo fluirá.

Agora quero te mostrar como você pode estruturar sua monografia de acordo com as normas da ABNT:

Estrutura Para sua Monografia

Estrutura básica

  • Capa/ Folha de rosto: 1 Pagina
  • Resumo: 150 Palavras – 1 Pagina
  • Sumário: 1 Pagina
  • Introdução: 1 pagina
  • Desenvolvimento
  • Revisão da literatura: 6 Pagina
  • Conclusão: 1 Pagina
  • Referencias / Bibliografia: 1 pagina
  • Anexos, Apêndices (se necessário)

Veja na pratica:

Foto de Normas da ABNT Para Monografia
Foto de Normas Da ABNT Para Monografia

Formatação abaixo na imagem para facilitar e simplificar o entendimento:

Foto representativa de Normas da ABNT para Monografia
Foto representativa de Normas da ABNT para Monografia

Como podemos ver as normas não é algo tão complicado assim, só preciso ter cuidado e ficar atento a todos os detalhes.

Uma Dica muito importante confira a seguir:

  1. Cuidado com Plágio:

Sempre dê os devidos créditos aos autores e livros que foi utilizado em sua monografia, porque caso não seja citado seu trabalho pode ser considerado plagio e com isso todo o seu trabalho terá sido em vão. Isso pode acontecer por falta de atenção, por isso sempre revise sua monografia para que não haja esse tipo de erro.

Tipos de Plágios:

  • Plágio Integral: Citar um texto por completo e não colocar os créditos.
  • Plágio Parcial: Quando um trabalho é formado por partes de outros textos, ou seja, faz a cópia e monta seu trabalho dessa forma.

Por tanto fique atento e sempre cite os verdadeiros autores dos textos ou frases utilizadas em seus trabalhos, plágio é crime.

Digo isso porque já vi pessoas perdendo seus trabalhos por esse motivo, não por plagiar intencionalmente mais sim pela correria acabou esquecendo-se de colocar os nomes e fontes de onde utilizou. E como não quero que isso aconteça com você preferi te lembrar!

Realmente espero ter te ajudado a respeito das normas ABNT. Sei que um trabalho de TCC é muito mais que isso então encontrei algo muito bom e que vem ajudando a vida de muitos universitários assim com você veja agora este vídeo !!

 

 

Home